Falar sobre transporte de cargas não é necessariamente a parte na qual o produto já está em movimento, seja via: caminhão, navio, avião, etc. A movimentação de cargas começa na hora que o produto sai da linha de produção, na hora de escolher qual veículo irá levá-lo, a logística dentro dos depósitos e principalmente, na hora do embarque de desembarque.
Esse tipo de operação, se feita do modo correto, irá gerar maior e melhor produtividade, aumentando a qualidade dos serviços e consequentemente as vendas. Em contrapartida, se feita de modo errôneo, pode ocasionar em prejuízo alto.
Vamos falar tudo o que cerca sobre o “mundo da movimentação”, mas antes, precisamos falar sobre Rigging. Já ouviu falar? Com certeza sim, mas não custa revisar não é mesmo?! Bora lá:
Estudo de Rigging
O estudo de Rigging de extrema relevância para a movimentação e içamento de cargas. Uma explicação mais básica sobre o assunto é que, Rigging consiste em colocar o transporte de carga no “papel”.
Antes do processo em si ser realizado esse estudo permite, através de cálculos, pensar a melhor maneira de executar a tarefa. É feita uma simulação, projetando os problemas que essa carga pode ter ao ser movimentada, são verificados: obstáculos, interferências e quaisquer outros elementos que estejam na área na qual a carga vai passar.
Com isso, há uma melhora significativa na hora de otimizar os equipamento, na redução de custos do procedimento e a diminuição do prazo de entrega.
Isso é um resumo bem básico sobre o assunto, você pode saber tudo sobre o Estudo de Rigging clicando aqui.
Aplicações e segmentos que utilizam
A aplicação, tanto do estudo de Rigging como tudo que envolve a movimentação de carga são feitas em diversos segmentos do mercado. Alguns exemplos são:
- Siderúrgico;
- Eólico;
- Metalúrgico;
- Petrolífero;
- Mineração;
- Automobilístico;
- Construção Civil;
- Naval;
- Portuário;
- Transporte Rodoviário;
- Entre outros.
Sua aplicação precisa ser feita por especialistas na área de logística e é disso que vamos falar agora:
Vantagens da mão-de-obra especializada na movimentação de cargas
A mão-de-obra especializada é necessária em todos os ramos, quanto mais especializada melhor fica o trabalho.
O serviço de movimentação de cargas podem ser feito por especialistas em segurança do trabalho e/ou especialistas em logística. Ambas as áreas completam o transporte de carga.
A segurança do trabalho faz com que todos que estejam envolvidos nesse trabalho estejam devidamente seguros e bem equipados, algumas carga são muito complexas e outras muito pesadas, um descuido e tudo pode ir por água abaixo.
Já os especialistas em logística pensam na melhor maneira de locomover cada produto, tudo é pensado individualmente, de acordo com o produto e a área. Sempre projetando tudo utilizando o estudo de Rigging é claro.
Em maioria essas duas áreas são as que atuam no meio, mas não é necessariamente uma regra, podem ter variações.
Equipamentos mais comuns
Os equipamentos são os mais variados possíveis, tudo depende da área que está ocorrendo o transporte. Por exemplo, transporte óleo não é a mas coisa do que um carro.
Vamos dividir em duas categorias os equipamentos, a primeira é para transporte de cargas, já a segunda é para movimentação das mesmas:
Veículos de Transporte de Cargas
- Guindaste;
- Empilhadeira;
- Ponte rolante;
- Elevador de carga;
- Guincho;
- Talhas;
- Caminhão (munck);
- Ascensores;
- etc.
Equipamentos de Movimentação de Cargas
- Cabos de aço;
- Ganchos;
- Esticadores;
- Eslinga;
- Moitão;
- Correntes;
- Cintas;
- Manilhas;
- cadernal;
- Roldanas;
- Olhal de suspensão;
- Soquete;
- Sapatilha;
- Grampo para cabos (Clip’s);
- Esticadores;
- etc.
Conclusão
Movimentar uma carga não é nada fácil. Tudo precisa estar muito bem planejado, para que as coisas sejam rápidas e eficientes e não cause nenhum tipo de acidente, nem com a carga e muito menos com os colaboradores envolvidos no trabalho.
Planeje e busque sempre quem entende do assunto, o melhor para sua carga é o melhor para o seu cliente e em alguns casos até mesmo para o cliente do seu cliente.
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