Entender a diferença entre guindaste articulado e guindaste telescópio é muito importante antes de começar qualquer ação. Diversos fatores influenciam em uma construção e escolher o guindaste correto para a função é crucial.
Por isso, é preciso estar atento e conhecer o serviço que irá fazer, para que tenha o guindaste correto e não passe por nenhum sufoco. Um bom planejamento garante a locação correta dos equipamentos, economizando tempo e recursos.
Vamos então as diferenças:
Guindaste Telescópio
Esses guindastes possuem esse nome pois funciona como um telescópico. Se parecem com uma empilhadeira, porém com uma base extensível telescópica.
No início ele não tinha a presença do giro, mas com o tempo começaram a ser fabricados com um giro de 360 graus em uma base fixa. Facilitando o processo de içamento de carga.
Para manter a estabilidade durante a operação estes equipamentos possuem um sistema de estabilização e nivelamento em relação ao solo, este processo é chamado de patolamento.
Eles são muito utilizados em:
- Movimentações em obras;
- Içamento de máquinas e equipamentos;
- Movimentação e suporte na montagem de estruturas;
- Carga e Descarga de Containers;
- Ações promocionais.
Guindaste Articulado
O guindaste articulado é um veículo feito para içar a carga, fazer sua movimentação ou transportá-la na carroceria.
Este tipo de equipamento consiste em um guindaste articulado e sistema hidráulico acoplado na carroceria de um caminhão ou cavalo mecânico. Podendo ser articulado do tipo “trave” ou “canivete”, e ainda há os que possuem guincho integrado, o que amplia a diversidade de formas de trabalho.
E assim como o guindaste telescópico também possuem o processo de patolamento.
Eles são muito utilizados em:
- Içamento de máquinas e equipamentos;
- Suporte na montagem de estruturas;
- Transporte rodoviário;
- Mudanças industriais;
- Demais movimentações de Carga.
Diferença entre eles
O guindaste telescópico é um equipamento que possui computador de bordo para configurar o guindaste em serviços de maior complexidade. Calculando altura, peso, raio, etc. Já o guindaste articulado pode também transportar máquinas e equipamentos, mas usa os braços mecânicos para movimentação mais simples.
Conclusão
Agora que você conhece a diferença entre os equipamentos, não deixe de planejar bem onde irá ser usado e como. Assim, você não terá nenhum imprevisto pela frente. E nunca esqueça da sua segurança, um equipamento errado pode causar muitos problemas.
Ficou com alguma dúvida? Comente aqui com a gente